Tomate
Fabricio Cardoso Kraychete nasceu em Salvador, na Bahia. É o segundo filho de Ricardo Roberto Miguel Kraychete e Lucia Regina Cardoso Kraychete. Irmão de Alice e Ricardo Cardoso Kraychete. Teve uma infância maravilhosa e curtiu da forma mais natural possível. Andava na rua como “pivete”. Mas, com sua mãe sempre ‘pegando muito no pé’ para que estudasse.
O desenho que mais gostava era ‘Caverna do Dragão‘. Colecionava figurinha de campeonato brasileiro e tinha quase toda a coleção de “Playmobil”. Até hoje é viciado em videogame.
Mas o que mais gostava de verdade era o futebol. E por volta dos 8 anos de idade, recebeu o apelido TOMATE em uma dessas partidas com os amigos. Quando passava férias em Arembepe, praia que fica no litoral de Salvador,ele e Ricardo, seu irmão mais novo, tiveram a cabeça raspada pela mãe. Ao voltarem para cidade com a cabeça muito vermelha por causa do sol intenso, foram logo matar a saudade dos amigos em uma quadra que havia no seu prédio. “Quando de repente, seu amigo “Fred” gritou: ”Aô TOMATE toca a bola véi “.
Então Fabricio, adotou o nome para carreira artística. E em 2007 o apelido se tornou parte de seu RG. Passando a se chamar:
Á frente do grupo Rapazolla, Tomate puxou diversos blocos carnavalescos, dentre eles: Alô Inter, Nú Outro, Bloco Trimix, e Inflamável. Se consagrou com a música “Coração “ e recebeu os prêmios de "Cantor revelação" e "Música do Carnaval" em 2005. Lançou dois Cd’s pela Universal Music. Aos 22 anos já tocava ao lado dos grandes nomes da música baiana. Como Ivete Sangalo, Asa de Águia e Chiclete com Banana.
Em 2008 decidiu partir para carreira solo, em busca de um trabalho que ressaltasse mais sua personalidade e seu estilo irreverente. Acreditou em si mesmo e mais uma vez apostou naquilo que achava correto, queria inovar e fazer música de uma maneira diferente que não estivesse ligada á “rótulos”. E foi o que fez. Despediu-se da banda Rapazolla em uma segunda feira de carnaval ao som de seu grande sucesso “coração” com muita emoção e atitude. Em apenas cinco meses de carreira solo, Tomate foi considerado uma das melhores atrações do Axé Brasil, Cidadão Mineiro Honorário, foi convidado para puxar o bloco Papa, Gravou seu CD ao Vivo em Salvador, e fez uma turnê internacional nos USA. O cantor subiu um a um, os degraus sucesso consolidando cada vez mais no seu segmento musical e garantindo seu lugar ao sol. Em 2008 tomate lançou também o projeto ELETROMATE que aconteceu pela primeira vez em Salvador e foi recorde de público.
Em 2010 finalmente, Tomate mostrou para o mundo que ser verdadeiro, autêntico e ter atitude são os passos necessários para ser feliz. No ápice da sua trajetória e realizando talvez o maior objetivo de sua carreira profissional, depois de um carnaval esplendoroso, e de mais uma apresentação inesquecível no axé Brasil, gravou seu primeiro DVD no dia 1ª de maio em BH. Foi um espetáculo para 9 mil foliões que esgotaram os ingressos em menos de 48 horas de venda. Aí em então veio á tona a certeza de que suas escolhas tinham dado certo, e que tudo o que viveu e acreditou nesses 10 anos de carreira não tinha sido em vão. E com mais essa conquista provou para todos aqueles que desacreditaram e pensavam que tomate era só mais um rostinho bonito, louco e de cabelo vermelho, que ele era MUITO MAIS, QUE CHEGARIA MUITO ALÉM e que TINHA VINDO PRA FICAR! PRA FAZER HISTÓRIA, PARA MARCAR HISTÓRIAS... O DVD contou com a participação de seus amigos e grandes nomes da música: Wilson Sideral, Ivete Sangalo e Thiaguinho do Exaltasamba . O álbum recebeu o nome de “ Tomate A7I7UDE” e foi lançado recentemente.